10 coisas que só acontecem dentro das prisões da Noruega: as mais luxuosas do mundo

 

A Noruega é um país muito saudável em muitos aspectos, e parece que tudo vem da educação que é transmitida aos seus cidadãos, cultura e todos aqueles aspectos que trazem grandes valores ao ser humano.

Recentemente, este país tem estado envolvido em várias controvérsias devido à reestruturação a partir do seu sistema prisional, porque as suas prisões parecem um hotel de cinco estrelas, pelo que têm captado a atenção de todo o mundo.

Por este motivo, trazemos-te algumas das coisas que acontecem dentro destas prisões. Pasma-te…

1. Uma grande relação entre guardas e reclusos

Ao contrário de outras prisões em outras partes do mundo, aqui os guardas jogam voleibol ou qualquer outro desporto com os prisioneiros. Também se sentam para comer juntos com o intuito de partilhar as suas refeições, conversar e fazer amigos, o que é uma grande ajuda para que mais tarde sejam reintegrados na sociedade.

2. Yoga para relaxar e encontrar-se a si próprio

Na prisão de segurança máxima de Halden existe um programa de “pacificação”, centrado nos reclusos que foram levados para a prisão por crimes violentos em qualquer uma das suas apresentações.

Nas sessões, as posições mais clássicas do yoga são utilizadas para que os reclusos possam entrar em contacto com o seu eu interior e manter tanto a paz como a tranquilidade, pois considera-se que a violência não tem lugar ali.

 

3. Cursos como o de mecânico

Os reclusos frequentam uma oficina da qual se formam como mecânicos de automóveis, sendo este um serviço social que beneficia os cidadãos, uma vez que reparam carros gratuitamente.

4. Plasmas

Cada cela tem uma televisão bastante boa, bem como um frigorífico, uma secretária e uma vista fabulosa sobre a floresta. Para além disso, estão sempre completamente limpas.

5. Se não têm gosto pela mecânica, podem formar-se como chefes profissionais

Este centro penitenciário oferece também o curso de Cozinha Internacional, que permite a qualquer recluso com esta qualificação profissional trabalhar em qualquer país.