10 dicas de sobrevivência que te podem ajudar a escapar de situações de risco

 

Quer sejas aventureiro ou gostes mais de estar por casa, é importante estares preparado para qualquer situação em que te possas vir a encontrar. Estas dicas de sobrevivência não são só para casos extremos, mas também para coisas tão simples como acidentes de carro.

Assim sendo, aqui tens uma lista de dicas essenciais para todo o tipo de problemas em que te possas encontrar, desde uma ida à praia a encontrar água numa emergência.

1.Como sobreviver a uma cascata

Enches os pulmões de ar para te prepares para cair e certifica-te de que estás numa posição em que cais primeiro com os pés. Põe os braços à volta da cabeça com os cotovelos encostados ao nariz para o proteger da água. Depois, contrai os músculos, junta bem as pernas e os pés e fecha os olhos e a boca com força. Quando caíres na água, começa a nada para longe antes de vires à superfície.

2. Como sobreviver a uma queda num “rápido”

Um “rápido”, é uma zona de um rio onde a velocidade da água é maior e existe mais turbulência e força das correntes. Para sobreviver a uma queda numa corredeira, deves primeiramente agarrar-te a qualquer coisa que consigas encontrar perto de ti, como um tronco ou uma pedra, de forma a não seres arrastado. Para além disto, é importante perceber que mesmo que a água pareça estar a permitir, não te deves levantar e tentar sair pelo teu pé até ao solo, porque podes ser arrastado pela corrente novamente. Deves primeiro tentar nadar pelo rio até à zona de costa mais perto.

 

3.Como escapar de areia movediça

Apoia-te sobre a tua perna direita e com a perna esquerda abana o pé para lentamente o trazeres até à superfície. Depois, põe o joelho esquerdo sobre a areia como se estivesses ajoelhado. Nesta posição, apoia-te sobre o joelho esquerdo e abana a perna direita enquanto te inclinas para a frente até conseguires ajoelhar-te com as duas pernas na superfície e sair de cima da areia. Não tentes puxar as pernas com força porque podes fazer um rotura de ligamentos no joelho.

4.Como fazer uma poço de infiltração com água potável

Ao fazer uma poço de infiltração podes criar o teu abastecimento de água potável. Esta dica é perfeita para áreas florestais. Primeiro tens que encontrar uma área com terra escura e húmida, que significa que tem água por baixo. Cava um buraco com 60 cm de largura e 30 cm de profundidade e cobre o fundo e os lados com pedras para prevenir que a terra se misture com a água quando lá mexeres. Quando mais escuro for o verde da vegetação, mais provável é encontrar água.

5.Como desembaciar os vidros do carro

Esfrega o interior de uma batata na parte de dentro do do vidro, certificando–te que o amido fica espalho de igual forma pelo vidro inteiro. Quando secar, a janela vai para de embaciar graças ao amido da batata.