10 dicas de sobrevivência que te podem ajudar a escapar de situações de risco

6.Como cozinhar a vapor na natureza

 

Cozinhar a vapor os alimentos é a melhor forma de preservar os nutrientes dos alimentos. Os compartimentos internos do bambu podem ser usados como um vaporizador, cortando pequenos buracos em cada secção e cobrindo o topo com uma tampa. Põe água no fundo e a comida no compartimento do topo. Isto vai criar vapor no compartimento do meio e cozinhar a tua comida.

7.Como construir uma sanita

Primeiro tens de cavar um trincheira com 1.20 m de profundidade e 5.50 m de largura, e usar troncos e pedras para construir os lados a uma altura confortável. Depois, cobre com mais troncos e deixa um buraco no meio para poderes usar a sanita e cobrir com uma tampa. Cobre os troncos com cinzas para tapar os buracos e afastar as moscas.

Não desinfetes a área da sanita, isso vai destruir bactérias boas que destroem os resíduos e fazer com que comece a cheirar mal muito rápido. Troca frequentemente a tampa para impedir que as moscas transfiram bactérias para a tua comida.

8.Como fazer sabão na natureza

Os dois ingredientes que são precisos para fazer sabão são óleo e álcali. O óleo pode ser animais, como por exemplo óleo de peixe, e o álcali pode ser de cinzas de madeira queimada ou de algas. É preciso lavar as cinzas com água e coar com o óleo, antes de ferver o líquido até que a água evapore. Depois é só deixar arrefecer. O melhor é começar a mistura com mais óleo que álcali porque o álcali pode deixar a pele seca e inflamada.

9.Como atar 4 nós essenciais

O nó do canto superior esquerdo da imagem é ajustável e ideal para atracações, por exemplo. Já o nó do canto superior direito, por sua vez, é básico e é muito útil para atar com outras cordas. O terceiro nó, do canto inferior esquerdo, é bom para levantar objectos, como troncos muito pesados, por exemplo. Já o nó que falta, pode ser útil em passeios de barco ou até à volta da cintura como linha de salvamento.

10. Como usar um refletor de calor

Um refletor de calor perto de uma fogueira vai trazer o calor de volta para ti, bem como mover o fumo da fogueira para cima. Isto pode ser útil para aquecer diretamente um abrigo, por exemplo. Sentares-te contra uma rocha ou uma árvore com um refletor de calor por trás significa que as tuas costas vão estar aquecidas, uma vez que a rocha ou a árvore vão agir como segundo refletor. Se não tiveres uma rocha ou árvore onde te encostares, podes fazer a tua própria estrutura, sempre com outra atrás da fogueira para atrair o calor para ti.