8 alimentos que não deves cozinhar ou aquecer no microondas por nada neste mundo

 

O microondas é um aparelho que se tornou indispensável em qualquer cozinha porque poupa tempo, gás e dinheiro. Contudo, por ser instantâneo, é justo dizer que este não é o melhor aliado de todos os alimentos.

Este aparelho produz ondas de rádio de alta frequência que aquecem água, gorduras e outros líquidos nos alimentos, e por causa disso, os nossos hábitos alimentares tornaram-se mais práticos. Mas nem tudo pode ser tão perfeito e o microondas também tem os seus inconvenientes. A maioria de nós sabe que não devemos aquecer em pratos de estanho, colocar colheres ou outros metais, mas o que nem todos sabem é o que não devemos aquecer num microondas.

A química dos alimentos que vais ver de seguida muda quando os colocas no microondas e assim, é recomendável que nunca os cozinhes ou aqueças lá…

1. Ovo

Em si mesmo, este é um alimento muito delicado com o qual temos de ser muito cuidadosos ao cozinhá-lo. Nunca se deve pôr um ovo, cru, cozido ou estufado, no microondas, porque as ondas tornam os mesmos um pouco tóxicos.

2. Aipo

 

Este vegetal contém muitas vitaminas A e C, mas também inclui nitratos que se transformam em nitritos tóxicos e nitrosaminas cancerígenas quando aquecidos. Não que alguém alguma vez pensasse em aquecer aipo no microondas, mas é melhor termos a certeza porque não o devemos fazer.

3. Cogumelos

Se sobrar algum destes cogumelos, é melhor utilizá-los numa salada ou prato de massa. Não se deve aquecê-los no microondas porque isso altera a sua composição proteica e pode causar dores de estômago e inchaço.

4. Beterraba

Mais uma vez, quem pensaria em aquecer uma beterraba? A verdade é que nos raros casos em que o poderás vir a fazer, não deve ser no microondas porque acontece o mesmo do que com o aipo: os nitratos transformam-se em nitritos, e estas substâncias são perigosas para o organismo.