A população total de Tóquio é de 13.96 milhões de pessoas, das quais três milhões passam diariamente pela estação de metro de Shinjuku. Por esta razão, foi necessário criar um posto de trabalho extra no serviço de transportes para assegurar a mobilidade e a eficiência tão apreciada pelo povo japonês. Estamos a falar de “empurradores profissionais”.
Estes “empurradores” têm a missão empurrar pessoas que são deixadas no limiar das portas da carruagem. O que eles fazem é espremer o maior número possível de pessoas na carruagem durante as horas de ponta da manhã e da noite das estações de metro mais movimentadas de Tóquio.
As imagens da afluência são verdadeiramente impressionantes e este trabalho invulgar tornou-se agora uma necessidade. O negócio que começou informalmente, realizado por estudantes nos anos 60, depressa se tornou um emprego na folha de pagamentos das empresas de transporte subterrâneo.
品川駅(港南口)のなんでもない平日朝の様子を撮ったので、ここに置いておきます pic.twitter.com/pk7AFAzW3J
— ななし (@sigeyosiinoue) July 29, 2017
Em Tóquio existem cinco empresas concessionários do serviço de metro: a JR East, a Keiō, a Odakyū, a Tokyo Metro e a Toei, com 3.530.594 pessoas a viajar diariamente.
Em Shinjuku, Shibuya e Ikebukuro, três das estações que concentram mais pessoas, foram captados vídeos verdadeiramente impressionantes, onde os profissionais podem ser vistos a empurrar as pessoas para as carruagens o mais longe possível e a encher o comboio com o dobro da capacidade e do peso do mesmo.
Confere:
Os “empurradores” em Tóquio são conhecidos como Oshiyas e não estão apenas encarregados de empilhar as pessoas, mas também de as redistribuir e avisar os maquinistas de que a carruagem fechou completamente ao erguer uma bandeira vermelha.
A profissão não é nova, e até existe em Espanha e nos Estados Unidos, mas no Japão tornou-se viral devido à sua enorme população.