A famosa loja de moda Balenciaga é conhecida por suscitar controvérsia cada vez que lança os seus novos produtos, mas desta vez passou realmente a linha, porque há alguns dias foi anunciado que iriam lançar “sandálias feitas de garrafas de plástico”, o que pode soar muito ecológico, até descobrirmos que são literalmente garrafas de plástico com o nome da marca impresso nelas. Assim, não é surpresa que a internet tenha reagido de forma agridoce ao anúuncio.
Para aquilo a que estamos habituados da marca, isto pode parecer menor e até um passo na direcção certa (em princípio, por causa da reciclagem), mas “o novo produto da Balenciaga” é apenas um conceito proposto por um artista independente da marca e não um produto real da mesma.
O utilizador do Instagram Neondazer, um designer sediado em Moscovo, deu aso à especulação e crítica contra a Balenciaga, tendo publicado no seu perfil uma proposta à marca espanhola, constituída pelas já conhecidas “sandálias de barco de plástico”. Desde o conceito bombástico até ao preço sugerido de 895 dólares, ele afirmou em voz alta que se tratava de algo “realmente Balenciaga”.
Claro que, se fosse qualquer outra marca que tivesse sido apresentada com este “projecto”, o público teria imediatamente assumido que era uma piada e que não teria ido além de um par de risos e que teria sido o seu fim.
O problema é que, com a Balenciaga, nunca se sabe.
Dos ténis em aparente estado deplorável aos brincos de atacadores, passando pela bolsa que era literalmente um saco de lixo, a Balenciaga sempre foi conhecida pelas suas propostas de procura de atenção, e nem sempre da melhor maneira possível.
A infâmia da casa de moda espanhola, juntamente com a dinâmica das redes sociais e o excelente trabalho de desenvolvimento e apresentação do designer russo, foram a tempestade perfeita para que as pessoas começassem a falar novamente da Balenciaga e da sua proposta mais inovadora e ridícula até à data.
A ser vendida, é certo que iam ter saída.