Facebook Twitter Instagram
    LOLES.PT
    LOLES.PT
     

    A Islândia instaurou uma semana de trabalho de apenas 4 dias e os resultados indicam que foi um êxito

    10 de Julho, 2021 Actualidade

    Há dias de trabalho que são realmente complicados, ao ponto de muitas vezes sonharmos com o anúncio de que o nosso horário de trabalho será mais flexível na nossa empresa e que poderemos ir para casa mais cedo. A verdade é que isso não passa de uma fantasia e o melhor é esquecermos o assunto porque no dia seguinte temos de nos levantar cedo.

     

    Mas nem tudo está perdido. A boa notícia é que a Islândia confirmou que a redução do horário de trabalho para quatro dias por semana é viável, uma vez que a economia consegue sustentar-se como tem vindo a fazer e, o que é ainda melhor, que está até a melhorar. O pequeno país insular promete um modelo de trabalho com benefícios mútuos para as empresas e instituições, bem como para os empregados.

    Durante quatro anos, a Islândia realizou uma experiência de redução do horário de trabalho em 1% da população. De 2015 a 2019, cerca ed 2500 pessoas nos sectores da educação, saúde e serviços públicos trabalharam apenas quatro dias por semana. Agora, a experiência trouxe os seus resultados, e a redução do horário de trabalho para 35-36 horas sem redução de salário foi aclamada como um verdadeiro sucesso.

     

    Segundo os especialistas, o novo modelo de trabalho islandês mostra que as instituições públicas estão prontas a dar o grande passo no sentido da redução do horário de trabalho. Entre os benefícios observados estão a redução do stress, a melhoria da saúde dos trabalhadores e o aumento do desempenho no trabalho. Quem diria…

    “Este estudo mostra que a maior experiência mundial de redução das horas de trabalho no sector público foi, por todos os fatores, um sucesso incrível”, afirmou Will Stronge, co-director da investigação.

    Os resultados da experiência islandesa são consistentes com resultados semelhantes obtidos em várias partes do mundo. Por exemplo, a Microsoft no Japão testou uma semana de trabalho de 4 dias em 2019 e reportou um aumento de 40% na produtividade. Outra empresa neozelandesa chamada Perpetual Guardian estabeleceu uma semana de trabalho de quatro dias a partir de 2018 e desde então, a sua produtividade aumentou 20%.

    Será este o futuro?

    VÊ TAMBÉM
    • Almada: Mulher dispara 17 tiros contra o marido, mas milagrosamente nenhum acertou
    • Vizela: Orgia em lar de idosos acaba com 2 mortos
    • Testemunhas de Jeová fazem-se passar por funcionários da EDP para que lhes abram a porta
    • Santo Tirso: Idoso Vê a Sua Reforma Penhorada Por Dívida em Casa de Alterne
    • Braga: Táxista detido por dar 15 voltas à rotunda para cobrar mais ao passageiro
    • Segurança Social vai pagar operações para aumento de pénis
    • Mulheres enchem as ruas com picaretas e pás em manifestação pela igualdade de género na construção civil em Portugal
    • Jovem português perde aposta com os amigos e acaba nas urgências com um extintor no ânus
    • Morre o inventor da cerveja sem álcool e ninguém foi ao seu funeral
    • EXCLUSIVO: Estudo comprova que mulheres com um cu grande são mais inteligentes
    © 2023 LOLES.PT | Política de Privacidade.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.