A ONU reconhece a Noruega como o melhor país do mundo pela sua qualidade de vida

 

Enquanto que algumas potências mundiais como os Estados Unidos, a Rússia ou a China competem por superar todos os outros países, eis que a Noruega, de forma tranquila e inteligente, leva o galardão de melhor nação do mundo em 2020.

Este título foi outorgado pelas Nações Unidas, que todos os anos publicam o seu Índice de Desenvolvimento Humano onde é feita uma avaliação global de 189 países, tendo em conta critérios como a esperança média de vida, anos esperados de escolaridade, a escolaridade dos habitantes e o PIB per cabita.

Depois de recolherem e tratarem os dados, o relatório da ONU mostra uma relação conhecida como o Índice de Desenvolvimento Humano e em 2020, a Noruega está acima de todos os outros países na lista.

 

Neste país, a esperança média de vida ronda os 82.4 anos de idade, os anos esperados de escolaridade são de 18.1 e o seu produto interno bruto é de 66,494 dólares per capita.

Estes valores colocam a Noruega por cima de países como o Reino Unido ou até os Estados Unidos, estes últimos que ficaram na 17ª. posição da lista.

As Nações Unidas consideram que esta lista é uma ferramenta que pode ajudar a repensar o que está a ser feito em cada país e como podemos melhorar a nossa condição de vida.

Já Portugal, encontra-se na 38ª. posição do ranking, sendo que podes consultar os dados AQUI.