Aeroporto da Madeira: Passa-te com esta aterragem num dos aeroportos mais perigosos do mundo

Já tiveste nervos suficientes para a tua dose diária de momentos de nervosismo? Não? Bem, aqui tens – vê esta filmagem de um avião a aterrar no “aeroporto mais perigoso da Terra”.

 
@azey_rlb

One of the world’s most dangerous airport #madeira #island #landing #pilot #atlantic #vacation #summer #21

♬ Paris – Else

O aeroporto é o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo na ilha da Madeira, Portugal, e o vídeo mostra a localização extrema da falésia do aeroporto.

Como o vídeo deixa claro, esta localização torna-o sujeito a “turbulência intensa, mudanças de vento com muita proximidade do solo, devido às colinas circundantes”.

O vídeo mostra a vista do cockpit do avião à medida que o avião se aproxima do aeroporto. O vídeo diz: “É preciso voar muito perto do terreno durante a aproximação.”

“Abaixo dos 500 pés, o vento começa a tornar-se turbulento e por isso só os comandantes treinados são autorizados a aterrar no aeroporto.”

Sem surpresas, o vídeo provocou uma grande reação no TikTok, com um utilizador a elogiar o piloto. Escreveram: ” Comandante, que aterragem suave.”

Entretanto, outros concordaram com a sua aparência perigosa, com outro utilizador a dizer: “Isto deu me uma ansiedade louca.”

Um utilizador de olhos de águia questionou o uso da frase “apenas comandantes treinados”, perguntando: “Não são todos os comandantes treinados?”

Um artigo cita duas razões principais pelas quais o aeroporto é tão perigoso; nomeadamente, pistas curtas e vento.

A extensão da pista causou um acidente em 1977, quando um Boeing 727-282 atravessou a pista e se despenhou na praia. O avião explodiu então, matando 131 das 164 pessoas a bordo.

Embora a pista tenha sido prolongada desde então, a capacidade para o fazer foi limitada devido à localização do aeroporto do lado do penhasco.

Condições climáticas fortes e duras resultaram também na reputação perigosa do aeroporto, com más condições de vento e a queda relatada de um Caravelle SE-210 10R – também em 1977 – resultando em que apenas pilotos experientes fossem autorizados a voar para a Madeira.

Apesar do vídeo afirmar que o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo é o “aeroporto mais perigoso do mundo”, o Aeroporto Tenzing-Hillary no Nepal tem sido frequentemente referido como tal também.

Num artigo do Economic Times sobre o assunto, Tenzing-Hillary ficou em primeiro lugar, e o Cristiano Ronaldo em terceiro.

Também conhecido como Aeroporto de Lukla, Tenzing-Hillary foi considerado mais perigoso devido à sua altitude de quase 9.500 pés, combinada com o clima dos Himalaias e uma queda abrupta.

Vale também a pena notar o relatório de Rootstravler de 2020, segundo o qual não houve nenhum acidente na Madeira causado pelo aeroporto desde 1977.

E acrescenta: “Estatisticamente, as suas hipóteses de estar num acidente de avião fatal são extremamente baixas, melhor do que um em 12 milhões, de acordo com alguns estudos.”