Avião aterra de emergência na autoestrada

 

Um ou dois carros que estavam a viajar na autoestrada das “Twin Cities” no Minnesota, dia 2 de Dezembro, foram surpreendidos por um pequeno avião que aterrou no meio da estrada. A Minnesota State Patrol reportou que foi uma aterragem de emergência devido a uma falha no motor.

De acordo com o que foi reportado pela patrulha estatal, o avião, que era um single engine Bellanca Viking, foi forçado a fazer uma aterragem de emergência na autoestrada.

 

O avião colidiu com outro veículo mas ninguém ficou ferido. Brittany Yurik, a passageira do carro que foi atingido pelo avião, disse que “viu o avião a ir na sua direção provavelmente 1 segundo antes de colidirem.”

O piloto foi identificado como Craig Gifford, um residente de Minneapolis de 52 anos, que é piloto acrobático de competição, o que o torna qualificado para pilotar aviões através de diversas de manobras. Isto permitiu-lhe que fizesse “típica aterragem de emergência” numa autoestrada.

O piloto representou os Estados Unidos numa competição internacional em 2017 e 2019 na Unlimited Aerobatic Team. Ganhou a medalha de bronze na competição mundial na África do Sul em 2017.

Gifford recusou-se a comentar o incidente uma vez que estava a ser investigado pela Federal Aviation Administration e pela National Transportation Safety Board.

Yurik comentou que teve a oportunidade de falar com Gifford e disse que o ele foi simpático e pediu desculpa. Disse também que o piloto lhe explicou o que tinha acontecido.