Bill Gates lança um aviso muito sério para o futuro… 😨

 

O cofundador da Microsoft disse numa carta recente que escreveu com a sua mulher, Melinda, que o mundo se deve preparar para a próxima pandemia da mesma maneira que se prepararia para uma guerra.

Na carta anual da Bill & Melinda Gates Foundation, o bilionário relembrou toda a gente de que “a ameaça da próxima pandemia vai estar sempre presente – a menos que o mundo tome medidas para a prevenir.”

“Para evitar que as dificuldades deste último ano se repitam, a preparação para uma pandemia deve ser levada tão a sério quanto uma ameaça de guerra”, escreveu.

“Velocidade importa numa pandemia”, enfatizou Bill Gates. “Quanto mais rápido se agir, mais rápido se trava o crescimento exponencial do virus.”

 

“O mundo agora percebe quão a sério devemos levar as pandemias. Ninguém precisa de ser convencido que uma doença infecciosa pode matar milhões de pessoas ou acabar com a economia global… Tenho esperança de que iremos ver um amplo apoio aos trabalhos que se certificam de que nunca mais teremos de passar por esta situação difícil”.

De acordo com a carta, a Gates Foundation “investiu 1.4 biliões de euros na luta contra a COVID-19 e até agora direcionou maior parte do seu staff para projetos relacionados com a pandemia”, acrescentando que uma grande parte dos fundos “está destinada a assegurar que os países em desenvolvimento não são prejudicados, à medida que os países ricos se abastecem de vacinas e medicamentos”.

É de relembrar que Bill Gates já tinha alertado o mundo para os perigos das pandemias globais em 2015 durante uma TED Talk.

“Se alguma coisa matar mais de 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, é mais provável que se trate de um vírus altamente infeccioso do que de uma guerra. Não mísseis, mas micróbios”, disse Bill Gates na altura.

Vê o vídeo da conferência aqui: