O cão abandonado foi encontrado num estado de subnutrição severa na Roménia.
O alcatrão ficou preso ao seu pelo, causando-lhe dores extremas e fazendo com que não conseguisse andar.
O alcatrão também criou fumos tóxicos que o cão inalou, causando-lhe danos nos pulmões e fazendo com que apanhasse uma pneumonia.
A equipa do Mayflower Animal Sanctuary em Doncaster está a ajudar na recuperação do cão e esperam angariar dinheiro suficiente para o trazer para o Reino Unido assim que estiver de boa saúde.
O cão, que ainda não tem nome, está a ser banhado com lubrificantes especiais para remover o alcatrão sem ferir a sua pele ainda mais, e continua a ser tratado para a pneumonia.
O Mayflower começou uma angariação de fundos para pagar os cuidados médicos do animal e a sua transportação entre a Roménia e o Reino Unido, onde se espera que ele possa ser acolhido.
Um porta-voz do Mayflower disse:
“Foi atirado propositadamente alcatrão a ferver para cima deste cão, que acreditamos que tenha sido adquirido em zonas de construção próximas. O alcatrão colou-se à sua pele e pelo causando-lhe dores extremas e inabilidade de se mexer. O alcatrão a ferver criou fumos tóxicos que afetaram os seus pequenos pulmões. Semelhante à inalação de fumo, necessitou de tratamento para a pneumonia.”
O porta-voz acrescentou:
“O tratamento dele já começou e está a responder bem. Acreditamos que ele vai sobreviver, e este menino querido continua a abanar a cauda apesar da dor e da crueldade horrível pela que passou.”
O Mayflower já angariou mais de 3300€ para o cãozinho. É esperado que o cão já esteja na sua futura casa no Reino Unido no final do mês.