Como perceber se o teu gato/a é um psicopata

 

Um grupo de investigadores desenvolveu um questionário que podes utilizar para analisares o teu animal de estimação através de um novo estudo liderado pela Universidade de Liverpool e pela Universidade Liverpool John Moores.

O questionário, intitulado CAT-Tri+, tem 46 afirmações que exigem que os proprietários de gatos classifiquem o quão bem cada um deles descreve o seu animal de estimação.

O questionário em questão foi criado através de um estudo da relação entre 2.042 donos de gatos e os seus animais de estimação.

Os exemplos incluem algumas das afirmações:

– O meu gato atormenta as suas presas em vez de as matar de imediato

– O meu gato vocaliza em voz alta sem razão aparente

– O meu gato é muito excitável

 

Os resultados ajudarão a medir os níveis de mesquinhice, ousadia e desinibição do gato, bem como o seu nível de infidelidade para com as pessoas e outros animais de estimação.

O estudo foi publicado no Journal of Research in Personality. A autora principal do estudo, Rebecca Evans, estudante de Doutoramento na Universidade de Liverpool, afirmou:

“Acreditamos que, como qualquer outro traço de personalidade, a psicopatia está num espectro, sendo que alguns gatos terão uma pontuação mais alta do que outros. É provável que todos os gatos tenham um elemento de psicopatia, uma vez que teria sido útil para os seus antepassados em termos de aquisição de recursos, por exemplo, alimentos, território e oportunidades de acasalamento”.

Os investigadores esperam que esta ferramenta possa ajudar a melhorar a relação entre gatos e os seus donos e, assim, reduzir o número de gatos que acabam em abrigos ou que são abatidos.