Disney+ inclui avisos de racismo em filmes como Peter Pan, Livro da Selva ou Dumbo

 

A Disney atualizou alguns dos seus conteúdos para colocar alguns avisos sobre racismo, nomeadamente em clássicos como Peter Pan, Dumbo ou Livro da Selva.

Desde o último ano que os utilizadores do serviço Disney+ têm recebido uma mensagem de aviso sobre potenciais estereótipos baseados na raça incluídos em alguns dos filmes mas agora, a companhia de entretenimento fez uma atualização que trouxe uma mensagem muito mais forte.

Quando algum destes filmes é visto através do serviço de streaming, os utilizadores verão uma mensagem onde se pode ler:

 

“Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Estes estereótipos eram errados na altura e são errados agora”.

Explicando a decisão de deixar os filmes na plataforma em vez de os removerem, a mensagem diz: “Queremos reconhecer o impacto negativo destes aspetos, aprender com os erros e gerar discussões para criarmos um futuro mais inclusivo juntos”.

A verdade é que a nova mensagem da Disney levanta algumas questões importantes sobre o racismo na cultura popular.

Deviam-se banir esses filmes para sempre para que poucas pessoas os possam ver ou deviam os mesmos ser mantidos para efeitos educacionais de que os estereótipos foram e continuam a ser errados?