Eis como sobreviver à queda de um elevador

 

Estás a mentir se disseres que nunca entraste num elevador a pensar numa maneira de escapar caso os cabos se partissem e ele começasse a descer por ali abaixo.

Há o mito clássico de que saltares no timing perfeito, quando o elevador bate no fundo, podes controlar a velocidade a que cais, mas já foi comprovado anteriormente de que isto não é verdade.

Agora, a verdade é que é improvável que te depares com uma situação dessas: os elevadores hoje em dia têm bastantes sistemas de segurança e de escape, pelo que as hipóteses de caírem são muito, muito reduzidas. Ainda assim, sempre ficas a aprender qualquer coisa com isto…

Os tipos da SciShow quiseram mostrar-te como sobreviveres a uma situação destas, sem depender da sorte. Aparentemente, o truque é “espalhares” o teu peso pelo elevador. Eles dizem que deitares-te no chão para reduzir o impacto do choque no teu corpo são as tuas melhores hipóteses para te safares.

 

Se o elevador estiver a descer a grande velocidade, é difícil conseguires meter-te no chão completamente, mas eles insistem que é o melhor a fazer. Confere o vídeo:

Da próxima vez que encontrares a tua vizinha gira no elevador, eis uma boa maneira de quebrares o gelo com ela…