Elefantes esfomeados apanhados a comer lixo e plástico no Sri Lanka

Se os seres humanos tiveram e continuam a ter a capacidade de fazer coisas incríveis, a verdade é que também conseguem ter o desleixo e o egoísmo de estragar uma casa que é de todos nós – o planeta Terra.

 

Para comprovar isso, vamos mostrar algumas fotografias extremamente preocupantes que mostram uma manada de elefantes esfomeados no Sri Lanka, que sem outra opção, viram-se obrigados a comer lixo e plástico para sobreviver. Normalmente, os elefantes viajariam até 30 kms por dia para encontrar alimento mas estes em específico tiveram de mudar os seus hábitos para se habituarem às mudanças no meio ambiente.

Os vídeos e fotografias que agora estão a percorrer o mundo foram captados por Tharmaplan Tilaxan, um fotógrafo com sede em Jaffna que observou estes mesmos elefantes durante muito tempo e decidiu documentar os seus comportamentos para consciencializar as pessoas.

Falando sobre o que viu nos últimos meses, ele disse: “Na província oriental, uma manada de elefantes selvagens adquiriu um hábito peculiar e triste: há pouco tempo, temo-los visto a ir buscar comida às lixeiras, um hábito destrutivo e muito pouco saudável”.

Como podemos ver, estes elefantes têm ingerido lixo e plástico e o pior é que parecem ter-se habituado isso. Tharmaplan explica que “apesar de uma série de discussões com as autoridades que levou a muitas soluções, ainda nada foi implementado para evitar este tipo de comportamentos por parte dos animais”.

O panorama está longe de ser favorável…

Muito triste.