Empresa multa empregados que usem a casa de banho mais do que uma vez por dia

 

Um empresa na China está neste momento metida numa grande alhada depois de se descobrir que os seus empregados são multados por usarem a casa de banho. De acordo com o que foi reportado, a Anpu Electric Science and Technology, uma empresa com base em Dongguan, Guangdong, tem cobrado 2,50€ aos empregados que fazem uma pausa para ir à casa de banho mais do que uma vez por dia.

É definitivamente uma regra estranha mas os avisos emitidos pela empresa revelaram que sete membros do staff foram multados nos dias 20 e 21 de Dezembro. As investigações estão actualmente em curso depois do assunto ter chegado ao Dongguan Municipal Human Resources and Social Security Bureau.

A empresa disse que teve de inventar esta regra para aumentar a produtividade dos trabalhadores.

 

Entretanto, o manager da empresa, cujo o último nome é Cao, defendeu que não obrigavam os trabalhadores a pagar a multa, mas que descontavam essa quantia dos seus bónus.

“Estamos desamparados. O problema é que os funcionários são preguiçosos no trabalho”, disse Cao, acrescentando que os trabalhadores ficam muitas vezes na casa de banho para fumar e até relaxavam durante os seus turnos. “A administração falou muitas vezes com esses trabalhadores, mas ainda não conseguiu um resultado positivo.”

Os internautas tiveram reacções contraditórias sobre a política estranha, com alguém a salientar que os empregados que fazem pausas demasiado longas na casa de banho podem definitivamente “prejudicar a produtividade da empresa”.

Por outro lado, há outros que disseram que a prática devia ser mudada porque é abusiva e ilegal. “Que era é esta? A liberdade de ir à casa de banho tornou-se um luxo”, comentou um utilizador do Weibo.