Uma das agências de saúde pública do Reino Unido anunciou que se tinham perdido 15,841 casos de COVID-19 devido a um problema técnico durante o processamento dos dados. “É provável que se possa culpar o Microsoft Excel por este falha nos dados.”
A Public Health England (PHE) é responsável por guardar resultados de testes fornecidos por laboratórios públicos e privados do Reino Unido. Os dados devem ser publicados diariamente e a base de dados é usada para identificar indivíduos e tomar medidas de rastreio dos seus contactos. A PHE diz que o problema técnico fez com que as autoridades perdessem temporariamente os dados fornecidos entre 25 de Setembro a 2 de Outubro. O maior volume de dados perdidos ocorreu entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, disse a agência.
No entanto, o erro significou que apesar dos que testaram positivo terem sido informados, não foi possível rastrear os seus contactos. Na segunda-feira à tarde, aproximadamente metade dos que tinham testado positivo ainda tinham que ser questionados sobre os seus contactos próximos. O Partido Labour disse que os resultados desaparecidos estavam a por vidas em risco.
Especialistas aconselham a que os contactos sejam rastreados até 48 horas depois. O The Guardian estima que 50000 contactos foram perdidos enquanto ninguém se apercebeu do erro.
O erro técnico foi causado porque alguns dos ficheiros do Microsoft Excel excediam o tamanho máximo depois de terem sido enviados do NHS Test and Trace para a Public Health England, confirmou o BBC.
O Daily Mail e o Sky News dizem que quando um ficheiro CVS de um laboratório independente foi recebido e adicionado à lista principal fez com que a grelha do Excel excedesse o seu limite de células. O programa só permite 1,048,576 linhas e 16,384 colunas.
Isto significou que 15,841 casos entre 25 de Setembro e 2 de Outubro ficaram de fora nos casos diários do Reino Unido, de acordo com o BBC.
A PHE disse que o erro, descoberto na sexta-feira à noite, já foi resolvido e que um número extraordinário de casos foi passado aos rastreadores no sábado.
O secretário de saúde, Matt Hancock, disse aos membros do parlamento que o incidente ainda não tinha sido totalmente resolvido, uma vez que apenas 51% daqueles cujos resultados positivos foram apanhados na falha foram contactados pelos rastreadores.
No entanto, diz que não mudou substancialmente a avaliação do governo sobre a pandemia e que não impactou a base sobre a qual se decidem que ações devem ser tomadas.
Disse também que o controlo dos surtos em lares, escolas e hospitais não é diretamente afetado uma vez que não dependem desses dados: “Este incidente nunca devia ter acontecido mas a equipa trabalhou arduamente para minimizar o seu impacto”.
Fonte: THE VERGE