Especialistas alertam para os perigos da nova moda “Fritar Água”

– Os cientistas já avisaram para os perigos da nova moda do TikTok, que envolve a mistura de água com outros alginato de cálcio.

 


– De acordo com os especialistas, um simples erro pode causar uma explosão.


– Esta experiência foi realizada pela primeira vez em 2016, mas o autor aconselhou a não replicarem esta experiência em casa.

Recentemente temos observado um elevado número de vídeos no TikTok e em outros sites também, de pessoas a fazerem esta experiência. De acordo com os cientistas, é uma experiência perigosa e pode resultar numa explosão.

Aparentemente, as pessoas misturam água e alginato de cálcio para formar esferas líquidas, e depois usam farinha, ovo e pão ralado para as cobrir antes de as fritar. O cientista químico americano, o Drº Christopher Cramer disse que esta moda bizarra pode resultar em sérios riscos devido ao facto de que a temperatura da fritadeira está bem mais elevada que a temperatura a que a água ferve.

Não faças isto!

O Drº Cramer explicou que:

“A água ferve (passa à forma gasosa, chamado de vapor de água) a 100 graus célsius. E, quando isso acontece, vai expandir em volume cerca de 1500 vezes.”

“Isto acontece em menos de um instante. Começa por ferver a primeira camada que quebra a cobertura do pão ralado, resultando na imediata passagem a vapor com a exposição direta do restante volume com o óleo a ferver.”

“Portanto, basicamente isso é a explosão – e que Deus te ajude quando aquele óleo a ferver começar a chover, da explosão, em cima de ti.”

Entretanto, o engenheiro químico James Orgill, numa entrevista disse:

“Havia imensos canais de cozinha a fazer isto, mas não se via ninguém a falar da ciência por detrás.”

“Não sabiam nada bem… Não tinha sabor, era salgado e peganhento. É surpreendente que se consiga fazer de água um prato para comer, e cómico até fritá-la depois. Parece ridículo, até impossível.”

Esta receita de fritar água, foi feita pela primeira vez por um “vlogger”, Jonathan Marcus, no Youtube, no seu canal em 2016 e ficou viral. No entanto, Marcus avisou que esta experiência poderia ser perigosa e ter consequências fatais.

Vê o vídeo em baixo: