Está a ser construída uma cidade “à prova de Covid” para uma futura pandemia

 

A China revelou os seus planos para construir uma nova cidade inteligente “à prova de Covid”, que tem como objetivo dar às pessoas um lugar seguro e auto-sustentável no caso de haver outra pandemia.

A firma espanhola Gullart Architects ganhou a competição para construir a nova comunidade em Xiong’an na província de Hebei. O presidente chinês, Xi Jinping, divulgou o projeto como “um novo padrão na era pós-COVID” que as cidades do resto do mundo também poderiam imitar.

“Não podemos continuar a desenhar edifícios e cidades como se nada tivesse acontecido”, disse Vicente Gullart.

Como se pode ver nas imagens, a cidade vai ser composta por edifícios de madeira com hortas, estufas e espaços de trabalho comum. A comunidade também usa energias renováveis. No fundo, o design procura tornar as futuras quarentenas mais fáceis, segundo o que foi reportado pelo Mail Online.

O objetivo é dar aos residentes “uma vida completa em tempos de confinamento”.

 

“Se as casas permitiram teletrabalho e educação, tiverem espaços flexíveis e terraços grandes, e as cidades conseguirem produzir comida nos telhados ou produzir objetos nos vizinhos, estaremos melhor preparados para uma crise futura”, disse.

“A nossa proposta surge da necessidade de dar solução às várias crises que se vão instalando, de forma a criar uma nova vida urbana baseada na bioeconomia circular que dê algum controlo às cidades e comunidades.”

Vê o vídeo do que estão a planear para esta cidade: