Esta ilusão óptica da vida real vai rebentar-te o cérebro

 

Uma ilusão de óptica que vai forçar o teu cérebro a funcionar mal voltou a tornar-se viral na internet e está a rebentar o cérebro de toda a gente.

O melhor é veres por ti para (tentares) perceber…

Conhecida como a Ames Window, a ilusão tem o nome do cientista Adelbert Ames Jr., que a descobriu no ano de 1947.

Mas num vídeo recentemente passado no programa de televisão australiano The Curiosity Show, o Dr. Deane Hutton demonstra como funciona.

No vídeo, vemos primeiramente a própria janela – que na realidade é um trapézio. Quando roda, embora o seu movimento se mantenha consistente, parece abrandar antes de oscilar para o outro lado.

Hutton explica que isto acontece porque os nossos cérebros estão tão habituados à perspectiva de processamento que a extremidade mais longa parece estar mais próxima.

 

Quando ele tenta fazê-lo parar de funcionar, fica ainda mais estranho. Colando uma esferográfica numa das “janelas”, parece que a moldura e a caneta se movem de facto uma através da outra.

É o suficiente para matar o cérebro de qualquer um.

A verdade é que para além de uma ilusão óptica fixe, esta ilusão também tem sido utilizada para investigação médica.

Alguns cientistas dizem que, na realidade, existe a possibilidade de poder ajudar a diagnosticar pacientes com esquizofrenia.

Um estudo de 2013 mostra que os investigadores pensam que poderia haver uma ligação entre a forma como as pessoas com esquizofrenia percebem a profundidade, dizendo que “tendem a confiar menos na experiência e no conhecimento armazenado”.