Esta ilusão óptica está a deixar toda a gente louca: revela os teus níveis de saúde mental e stress

 

Os sentidos enganam-nos facilmente e uma imagem está a gerar controvérsia na internet porque, supostamente, quando a vemos, podemos ver o quão stressado estamos.

Esta ilusão óptica tornou-se viral nas redes sociais, pois supostamente foi criada por um psicoterapeuta japonês chamado Yamamoto Hashima e revela os níveis de saúde mental e stress das pessoas que a observam.

Confere…

 

A imagem apareceu pela primeira vez no Tumblr com uma descrição que explica a razão do seu aparente dinamismo. Supostamente, se olharmos para ela e não virmos nenhum movimento, somos uma pessoa relaxada e mentalmente saudável.

Mas se por acaso, aos teus olhos, a imagem estiver a mexer-se lentamente quando olhas para ela, é um indicador de que estás cansado ou stressado. Se vires a imagem a mexer-se de forma rápida e contínua, isso pode ser um sinal de que estás demasiado tenso ou que podes até ter problemas mentais.

Este novo e brilhante “teste psicológico” parece demasiado bom para ser verdade. E como geralmente acontece nestes casos, é de facto uma mentira: não foi feita por nenhum psicoterapeuta, nem por um japonês, nem se destina a avaliar quantos parafusos te faltam.

De facto, não existe sequer um Yamamoto Hashima; esta ilusão óptica foi na realidade feita por um designer gráfico da Ucrânia, Yurii Perepadia, que a criou utilizando um programa de ilustração.

Mistério desvendado.