Existe um som que apenas os adolescentes conseguem ouvir

 

Aqueles que assistiram à série 30 Rock podem ter assistido ao momento em que Jenna Maroney (interpretada por Jane Krakowski) finge ouvir um som que só os jovens conseguem ouvir. A personagem de Jenna é uma narcisista na casa dos 40 que finge ser mais jovem do que realmente é.

Aparentemente, essa história não era fictícia. Existe de facto um som que apenas as pessoas mais novas conseguem ouvir. Descobre por ti mesmo se é verdade!

Foi realizada uma sondagem para o testar. Certifica-te de que tens fones ou os altifalantes ligados.

Este é o primeiro audio que maior parte das pessoas conseguem ouvir:

99% das pessoas conseguiram ouvir este ruído e tu devias conseguir também, a menos que tenhas problemas auditivos.

Este segundo audio é difícil de ouvir para pessoas com mais de 40 anos:

Isto é uma frequência de 14.400 hertz e 91% das pessoas conseguiu ouvir. Esta frequência é difícil de ouvir para qualquer pessoa com mais de 40 anos de idade.

O som seguinte é o que supostamente apenas adolescentes conseguem ouvir:

 

56% das pessoas conseguiram ouvir este som com frequência de 17,400 hertz.

Este último som é difícil de ouvir para todas as idades:

Mas qual é a explicação para isto? À medida que envelhecemos, certas partes do nosso corpo deterioram-se, que é o caso da nossa audição.

30 a 35 por cento das pessoas com 65 ou mais anos de idade sofrem de algum tipo de perda auditiva e existe um termo médico para isso – presbycusis.

Na maioria das vezes, afecta a capacidade de ouvir ruídos agudos, tais como um telefone a tocar ou um apito de um microondas. A capacidade de ouvir ruídos graves normalmente não é afectada”, explica a John Hopkins Medicine.

As mudanças no nosso ouvido interno e médio, bem como as vias nervosas para o nosso cérebro, são responsáveis por esta perda auditiva. Existem também outros factores, tais como a genética, os efeitos secundários dos medicamentos e a exposição a ruídos altos.