Foguetão chinês fora de controlo está previsto cair na Terra este fim-de-semana 😱

 

Um foguetão chinês que perdeu o controlo está previsto chegar à Terra do acidente este fim-de-semana, e há preocupações quanto aos danos que irá causar.

A China tem vindo a expandir o seu programa espacial com missões lunares e um número crescente de foguetões. No entanto, nem todos estes empreendimentos têm sido um sucesso. De facto, espera-se que um “monstro” de 21 toneladas de Long March 5B se despiste de volta à Terra este fim-de-semana.

O foguetão foi responsável pelo envio de Tianhe, uma parte fundamental do desenvolvimento de uma Estação Espacial chinesa, para órbita na quinta-feira passada, dia 29 de abril. O foguetão perdeu desde então o controlo, e agora espera-se que um corpo de foguete de 100 pés de comprimento e 16 pés de largura regresse à Terra.

Muitos estão preocupados com o impacto do foguetão gigante…

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Mike Howard, explicou a situação atual:

 

“O Comando Espacial dos EUA está ciente e a seguir a localização do Long March 5B chinês no espaço, mas o seu ponto exato de entrada na atmosfera terrestre só pode ser identificado dentro de horas após a sua reentrada, que é esperada por volta do dia 8 de Maio”.

Há receios de que o foguete caia sobre os Estados Unidos, danificando propriedades e ferindo pessoas – especialmente porque os anteriores foguetes deste tipo causaram carnificina noutros países.

Em conversa com o The Guardian, Jonathan McDowell, astrónomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, detalhou os perigos envolvidos neste foguetão de aterragem acidentada:

“Não é potencialmente bom. Da última vez que lançaram um Long March 5B, acabaram com grandes varas longas de metal a voar pelo céu e a danificar vários edifícios na Costa do Marfim. A maior parte ardeu, mas houve estes enormes pedaços de metal que atingiram o solo. Temos muita sorte de ninguém ter sido ferido”.

Esperemos que tudo corra pelo melhor.