Foi encontrada uma montanha na República do Congo em que 90% do solo é ouro puro

 

Durante séculos, o ouro tornou-se uma das coisas mais apreciadas no mundo, talvez pelo seu brilho que muitos compararam com o sol ou até pelo quão dúctil este metal pode ser. Seja o que for, ele tem sido a base das economias e, claro, a razão para as expedições encontrarem o máximo possível e isto, por sua vez, trouxe inveja e até a morte.

Recentemente foi feita uma descoberta incrível na República Democrática do Congo, que vamos mostrar de seguida.

Os habitantes de Luhihi, na República do Congo, ficaram loucos quando a notícia de uma montanha cujo chão é de 90% de ouro foi divulgada, por isso todos saíram à rua com picaretas e pás, e mesmo com as mãos, para tentar extrair todo o metal, pelo que as autoridades tiveram de parar esta actividade que já estava a causar danos à montanha e à aldeia perto do local.

A “mineração artesanal” é comum nesta parte do mundo, pois é rica em ouro, diamantes e outros metais altamente valorizados, contudo, após o desencadeamento por esta montanha, que os especialistas relataram poder ter um piso formado entre 60 a 90% de ouro, as autoridades emitiram um decreto para proibir toda a actividade mineira em Luhihi e arredores.

 

É comum que nas minas artesanais existam elementos das forças armadas congolesas, o que também representa um risco neste caso, devido à desordem caótica, pelo que também foi ordenada a sua retirada até que possam ter o controlo da situação e desenvolver um registo dos mineiros devidamente registados, os quais serão então autorizados a explorar e extrair o metal.

Infelizmente a riqueza deste país tem levado a muitas mortes, escravatura e incrivelmente, pobreza, e muitos grupos armados forçam outros a extrair diamantes e outros materiais para que possam vendê-los ilegalmente, pelo que não há pagamento de impostos, ou bons salários, fazendo com que, em vez de ser um paraíso, muitas vezes este lugar seja um inferno.

Muito triste.