Foto incrível mostra o momento em que um macaco fez respiração boca a boca ao seu companheiro

 

Um fotógrafo conseguiu tirar a fotografia perfeita que mostra aquilo que parece ser uma macaco a realizar primeiros socorros e respiração boca a boca.

Os macacos adoráveis, da espécie Chlorocebus pygerythrus, foram apanhados pelo fotógrafo de vida selvagem William Steel na Gaborone Game Reserve, no Botsuana.

No entanto, embora possa parecer que o macaco está a tentar ressuscitar o amigo, ele estava apenas a tratar-lhe do pelo enquanto o outro estava deitado.

Steel, de 28 anos, disse: “A macaca caiu ao chão de braços e pernas abertas, de uma forma bastante dramática.”

 

“À primeira não consegui perceber o que se estava a passar, mas quando peguei na câmara o outro macaco foi na direção dela, agarrou-a pela boca e começou a fazer-lhe respiração boca-a-boca.”

“Na verdade, acho que foi apenas a fêmea a tentar chamar a atenção.”

Há uma hierarquia clara e importante no grupo e, tal como os humanos, esta comunidade social baseia-se em torno do “se me coçares as costas, eu coçarei as tuas”.

“Ele criam laçam muito fortes ao tratarem do pelo um dos outros. Tenho visto muitas vezes isso estender-se para ajudar a limpar feridas, e até mesmo para cuidar dos companheiros feridos.”

“Na minha opinião, esta compaixão pode por vezes ser manipulada por macacos que procuram atenção. Foi um momento divertido de capturar”.