Homem fica perplexo depois de ver um navio a flutuar no horizonte

 

Depois do ano estranho que foi 2020, é mais do que justo que 2021 receba alguns acontecimentos invulgares, e eles parecem estar a chegar sob a forma de navios flutuantes.

Todos os navios flutuam, mas normalmente são vistos a flutuar na água – não no céu, como parece que têm vindo a fazer ultimamente.

No início desta semana, Colin McCallum, de 23 anos, ficou estupefacto quando viu um navio a pairar no ar, e agora, uma situação semelhante foi capturada pela câmara por David Morris, que tirou uma fotografia do navio enquanto passava perto de Falmouth, na Cornualha, com o seu filho.

A fotografia tirada por Morris mostra a vista para o mar a partir da aldeia de Gillan, e, embora exista uma linha clara onde o mar se encontra com o céu no horizonte, o navio está posicionado acima da água.

Dizia-se que o homem atrás da câmara estava ‘perplexo’ com a situação, enquanto o seu filho, também chamado David, dizia: ‘ficámos espantados e muito perplexos’.

 

O meteorologista da BBC David Braine explicou que a imagem é o resultado de uma rara ilusão óptica conhecida como “miragem superior”, que ocorre devido a “condições atmosféricas especiais que causam a refração da luz”.

Braine disse:

“As miragens superiores ocorrem devido à condição atmosférica conhecida como inversão de temperatura, onde o ar frio está próximo do mar com ar mais quente acima dele.

Como o ar frio é mais denso do que o ar quente, causa a refração da luz na direcção dos olhos de alguém que está de pé no chão ou na costa, alterando a forma com que um objecto distante aparece.

Miragens superiores podem produzir alguns tipos diferentes de imagens – aqui um navio distante parece flutuar acima da sua posição real, mas por vezes um objecto abaixo do horizonte pode tornar-se visível.”

Parece que 2021 ainda não correspondeu à estranheza do seu predecessor, mas ainda há muito tempo para que algumas coisas estranhas aconteçam.