Homem gasta as poupanças de uma vida para comprar uma cidade fantasma e viver lá sozinho

 

Tem sido bastante complicado lidar com a pandemia e com a questão do isolamento, mas um comerciante americano acabou por ficar com ainda mais espaço para o distanciamento social, depois de ter vivido os últimos 10 meses numa cidade fantasma que comprou com as suas economias de vida.

Brent Underwood, de 32 de idade, comprou a velha cidade mineira de Cerro Gordo, na Califórnia, por 1.4 milhões de dólares em 2018, tendo utilizado as suas poupanças de vida para o efeito. Na verdade, ele decidiu comprar a cidade em questão depois de só a ter visitado algumas vezes, tendo deixado a mesma nas mãos e à responsabilidade de Robert Desmarais, de forma provisória.

Contudo, quando a gravidade da pandemia de COVID-19 se tornou clara em março de 2020, Desmarais teve de abandonar a cidade para ir ter com a sua esposa no Arizona, e apartir daí, teve de ser Underwood a assumir as funções.

Desde então, nunca mais saiu da cidade e agora, documenta regularmente o seu progresso no YouTube.

Em conversa com a Vice, Underwood disse: “Cheguei à cidade em março, durante uma tempestade de neve – para a qual, vindo do Texas e crescendo na Florida, estava horrivelmente mal preparado.

“Por estes motivos, acabei por ficar preso na cidade durante cinco ou seis semanas. Não podia literalmente sair, porque a última estrada para chegar à cidade, com cerca de 10 quilómetros, é uma estrada de terra que é muito íngreme, e se se apanha cinco ou seis pés de neve na estrada, ela fica lá até derreter”.

 

A cidade situa-se a 8.500 pés de altura, escondida nas montanhas de Inyo, na Califórnia. De um lado está o Monte Whitney, o ponto mais alto dos 48 estados contíguos dos EUA. O Vale da Morte, o mais baixo, encontra-se do outro lado.

Underwood utilizou as suas poupanças de vida, bem como o apoio e investimento de amigos, mais o parceiro de negócios John Bier, para comprar a cidade fantasma em agosto de 2018, com vista a transformá-lo num destino turístico em expansão.

Desde então, ele alcançou muita fama pelas suas aventuras ao tentar dar nova vida à outrora comunidade mineira, incluindo a criação de um canal Youtube que conta com mais de 760.000 subscritores. No Reddit, ele fez uma sessão AMA (Ask Me Anything), que atraiu mais de 4500 comentários e perguntas.

Underwood abriu até uma conta no Patreon onde, se entenderes, podes ajudá-lo na sua missão de viver nesta cidade fantasma, bem como auxiliar ao desenvolvimento da mesma.

Eras capaz?