Facebook Twitter Instagram
    LOLES.PT
    LOLES.PT
     

    Homem perde o melhor emprego da sua vida devido a uma fotografia tirada do contexto: a era da “cancel culture”

    9 de Agosto, 2020 Actualidade

    As oportunidades de aceder a um melhor emprego não chegam todos os dias e nos dias que correm, em que todos estamos conectados às redes sociais, qualquer comentário menos feliz, ou até um simples meme, pode fazer com que sejas “cancelado”.

     

    Com 47 anos de idade, Emmanuel Cafferty havia conseguido o melhor emprego da sua vida inteira, inspeccionando as instalações subterrâneas de gás e electricidade na cidade de San Diego, na Califórnia: uma grande oportunidade para um filho de imigrantes.

    Enquanto regressava a casa depois de um longo dia de trabalho e de altas temperaturas, ele vinha na carrinha da empresa com os vidros baixados e com o braço de fora da janela, para sentir o ar fresco. Com dois dedos, realizava um movimento rítmico e inconsciente, como acontece muitas vezes quanto ouvimos uma música enquanto conduzimos.

    Pois bem, alguém tirou uma fotografia justamente no momento em que os seus dedos estavam na posição que vais ver de seguida e colocou a mesma fotografia no Twitter. O símbolo em questão é o adoptado pelos supremacistas brancos dos Estados Unidos e como podem imaginar, para as pessoas aquela fotografia foi vista como um insulto daqueles.

    Confere:

     

    Como na fotografia se vê o logótipo da empresa, quem partilhou a fotografia identificou a empresa na rede social e duas horas depois, Emmanuel já era viral, sendo que muita gente o insultou e julgou sem saber realmente o que se passava.

    No mesmo dia, quando estava em casa, recebeu uma chamada do seu supervisor, que o acusou de racismo nas redes sociais. Com isto, suspendeu-o sem ordem de vencimento. Como se isto não bastasse, uma hora mais tarde, apareceram dois colegas dele para levar a carrinha de casa dele e o computador da empresa que lhe tinham dado.

    Cinco dias depois, despediram-no, o que foi um duro golpe para ele, já que pensava que finalmente a sua situação estava a melhorar…

    Emmanuel é filho de imigrantes mexicanos, sem estudos universitários, e estava num emprego onde conseguia fazer 41 dólares por hora, sendo que no seu emprego anterior ganhava metade.

    Ele esteve seis meses neste emprego até tudo isto ter acontecido: até hoje, ele insiste que não pretendia de todo fazer aquele símbolo e mais, disse até que colocar os dedos naquela posição específica tinha o significado de um insulto racista.

    A pessoa que fez o upload da fotografia reconhece que talvez tenha exagerado e apagou a publicação mas o mal já estava feito, porque Emmanuel foi despedido e “cancelado” através das redes sociais.

    Que situação…

    VÊ TAMBÉM
    • JMJ: Os 106 Peregrinos Desaparecidos Foram Encontrados a Festejar Numa Casa de Alterne em Vizela
    • Almada: Mulher dispara 17 tiros contra o marido, mas milagrosamente nenhum acertou
    • Vizela: Orgia em lar de idosos acaba com 2 mortos
    • Testemunhas de Jeová fazem-se passar por funcionários da EDP para que lhes abram a porta
    • Santo Tirso: Idoso Vê a Sua Reforma Penhorada Por Dívida em Casa de Alterne
    • Braga: Táxista detido por dar 15 voltas à rotunda para cobrar mais ao passageiro
    • Segurança Social vai pagar operações para aumento de pénis
    • Mulheres enchem as ruas com picaretas e pás em manifestação pela igualdade de género na construção civil em Portugal
    • Jovem português perde aposta com os amigos e acaba nas urgências com um extintor no ânus
    • Morre o inventor da cerveja sem álcool e ninguém foi ao seu funeral
    © 2023 LOLES.PT | Política de Privacidade.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.