Invasão de “COBRA MANGALHOS” que podem atingir os 80 centímetros de comprimento

 

As chamadas “cobras mangalhos” começaram a aparecer recentemente no sul da Flórida, tendo colocado os residentes locais em pânico.

Como o clima continua a mudar, está a tornar-se comum que algumas regiões do mundo se encontrem de repente como a casa de várias espécies estranhas anteriormente desconhecidas.

No sul da Flórida, nos Estados Unidos, isto tem significado um afluxo de plantas e animais da América Central e do Sul, sendo a “cobras mangalhos” a mais chocante, para além de horrivelmente designada.

Formalmente conhecida como caeciliana – os biólogos são suficientemente inteligentes para dar um nome adequado à espécie – as criaturas são nativas da Colômbia e da Venezuela na América do Sul, mas mais recentemente também foram vistas no Canal de Tamiami, perto do Aeroporto Internacional de Miami.

As caecilianas podem variar em tamanho de alguns centímetros a um metro e meio de comprimento e possuem também uma visão extremamente pobre, o que explica porque é que o seu nome se traduz em “cegos” em latim.

Em vez disso, a “cobras mangalhos” – assim chamada por razões óbvias, se olharmos para as imagens – tem um par de tentáculos sensoriais entre os olhos e a narina que lhe permite detetar alimentos, que ingere com as dezenas de dentes em forma de agulha que tem.

 

O primeiro encontrado na Florida foi descoberto há dois anos, segundo o pessoal do Museu da Florida, e tinha dois metros de comprimento – embora tenha morrido desde então.

Apesar do seu infeliz coloquialismo, as criaturas não são, na realidade, cobras. Como anfíbios, estão de facto mais intimamente relacionadas com sapos e salamandras.

Eles vivem tanto em terra como em água doce, e tipicamente consomem minhocas e térmitas – mas são conhecidos por capturarem pequenas cobras, rãs e lagartos.

Embora nada tenha sido confirmado sobre a razão pela qual os anfíbios se encontraram na Flórida, é permitido ter um destes como animal de estimação, sendo os Typhlonectes natans a raça mais popular.

Conhecias?