Invenção permite que os homens “amamentem” os seus bebés

 

As mães normalmente assumem grande parte do trabalho quando se trata de tomar conta de bebés. Para além de ficarem acordadas até tarde para cuidar do bebé, as mães que escolhem amamentar não têm alternativa senão ser elas a fazê-lo. Mas, com esta última invenção, os pais podem agora, de certa forma, contribuir para uma parte da amamentação.

No último festival SXSW em Austin, Texas, foi apresentado um aparelho que permite aos homens “amamentar” os seus filhos. Foi criado pelo fabricante japonês Dentsu e é chamado Assistente de Amamentação do Pai.

A empresa descreve o produto como “um aparelho de amamentação e de indução do sono para crianças”.

Assemelha-se a seios e contém leite, que ou é bombeado da mãe ou é leite em pó. Pode ser usado no peito, para que os pais possam embalar o bebé, tal como as mães fazem quando amamentam.

 

Também permite o contacto pele a pele com o pai, que também é algo que as mães fazem com os seus bebés.

Um “seio” contém todo o leite, enquanto o outro tem o sistema do mamilo. Mas faz mais do que alimentar o bebé – está também equipado com rastreio de dados para monitorizar as sessões de amamentação, que podem ser transmitidos para o smartphone do pai.

De acordo com o comunicado de imprensa de Dentsu: “Quem diz que os bebés tendem a tocar no peito com as mãos quando se alimentam e que a suavidade parece acalmá-los, o produto foi moldado para se assemelhar aos seios de uma mulher”.

“A amamentação é também eficaz para ajudar os pais a dormir – um benefício que é actualmente enviesado para as mulheres”.

“Focando-nos a amamentação, o nosso objectivo é diminuir a carga sobre as mães e aumentar o tempo de sono do bebé, permitindo aos pais amamentar”.

O aparelho ainda não está à venda, mas a empresa tem esperança de conseguir reduzir o stress pelo qual os pais passam quando têm de tomar conta de um bebé.