Jovens andam a consumir “bolsas de nicotina”

 

O uso de drogas legais como o álcool ou o tabaco é comum na maioria dos países do mundo. As formas de consumo são variadas e as suas apresentações podem até ser divertidas. Na Europa, especialmente nos países escandinavos, o uso de snus, uma espécie de bolsas de nicotina, tornou-se muito popular entre os jovens, apesar de causarem graves problemas de saúde.

Snus são bolsas de nicotina que são colocadas principalmente debaixo do lábio superior para que a substância se integre gradualmente no corpo através das membranas mucosas. As bolsas tornaram-se conhecidas pelo seu efeito estimulante sem fumo, tornando-as uma alternativa para os jovens que têm um vício em nicotina e não querem que os seus pais saibam disso ou que o utilizem durante o horário escolar.

Contudo, a sua utilização tornou-se uma preocupação, pois muitas pessoas começaram a colocá-los não só na boca, mas também no ânus, no pénis e na vagina…

Este produto de fabrico sueco propagou-se rapidamente na região e está agora proibido na maioria dos países da União Europeia devido aos efeitos que tem sobre o organismo. O vício da nicotina é um deles. Mais do que isso, também causa danos nas gengivas e lesões semelhantes nas áreas onde é colocado.

Mas o que é realmente preocupante é que os jovens tenham experimentado as diferentes formas como este produto pode ser absorvido, sendo que uma delas consiste em colocar o muco no ânus, no prepúcio do pénis e dentro da vagina.

 

Já foi reportado que um jovem bêbado esqueceu-se de retirar o saco de nicotina que tinha colocado no seu pénis e na manhã seguinte acordou com fortes dores. Para além disso, o seu pénis estava muito inchado e vermelho.

As razões pelas quais as pessoas começaram a consumir nicotina desta forma são variadas, mas segundo Rikke Højland, um consultor de saúde, as razões mais populares incluem a cultura partidária, o ato de correr riscos e de desafiar e o de esconder o vício, seja dos pais, seja doutras pessoas.

O Instituto Nacional de Saúde Pública dinamarquês estima que 10% dos jovens utilizam produtos semelhantes ao snus, o que tem colocado as autoridades em alerta.

É de notar que estes produtos são nocivos e cancerígenos, e que a nicotina é uma droga altamente viciante. Nos fóruns escandinavos. há utilizadores que perguntam sobre as diferentes formas de consumo e aqueles que partilham as suas experiências. Um deles diz que ela pôs um snus no ânus e sentiu muita dor, mas após alguns minutos, o seu desejo por nicotina desapareceu.

O que dizer?