Máscaras descartáveis de proteção contra o COVID-19 são fatais para a vida selvagem

 

– Um novo estudo está a analisar os efeitos dos equipamentos de proteção descartáveis contra o COVID-19 que são deitados fora de forma imprópria.


– Infelizmente, parece que são os animais que estão a ser mais afetados.


– Milhares de máscaras, luvas, e outros produtos estão a ser descartados sem qualquer cuidado e a afetar gravemente a vida selvagem.

As pessoas usam máscaras e luvas faciais para se protegerem do COVID-19. No entanto, o equipamento de proteção pessoal é descartável e imediatamente deitado fora após a sua utilização. Infelizmente, isto leva a que estes equipamentos se acumulem no lixo e se torne fatal para a vida selvagem.

Um novo estudo do Centro de Biodiversidade Naturalis em Leiden, na Holanda, está a analisar os efeitos do lixo de dos equipamentos de proteção contra o COVID-19. Tudo começou quando os cientistas da cidade encontraram um peixe preso numa luva de látex no passado mês de Agosto. Desde então, descobriram que milhares de máscaras foram descartadas nas zonas históricas de Leiden.

Os investigadores decidiram ver o panorama geral. Propuseram-se a verificar se os peixes pequenos não são os únicos afetados. Utilizando as redes sociais, os cientistas descobriram como a vida selvagem está a interagir com este lixo.

Os efeitos dos equipamentos de proteção descartáveis

Infelizmente, cães, macacos, ouriços e até pinguins já tinham ingerido este lixo descartável. Alguns até ficaram presos no lixo. Além disso, as aves usam máscaras e luvas na construção dos seus ninhos.

 

Auke-Florian Hiemstra é um biólogo do Centro de Biodiversidade Naturalis. Ele disse que o equipamento de proteção é descartado rapidamente porque as pessoas não o estão a utilizar corretamente.

“Como sempre com estes artigos de utilização única, não se lhes dá muita importância e acabam no ambiente rapidamente. Eles começam a tornar-se um verdadeiro problema”, disse Hiemstra. “Penso que é irónico que os materiais que nos protegem sejam tão prejudiciais para os animais que nos rodeiam.”

Mas como podem os humanos impedir que os seus equipamentos de proteção descartados se tornem perigosos para a vida selvagem? Cortar os elásticos das orelhas nas máscaras antes de se deitarem fora é altamente recomendado. Evitará que os animais fiquem presos.

Também se recomenda a utilização e eliminação adequada dos equipamentos. Outra opção é investir em máscaras faciais reutilizáveis que se podem utilizar várias vezes.