Médicos de Wuhan assumem que foram obrigados a manter o silêncio acerca do surto de coronavírus

Um novo documentário da ITV revela que os médicos em Wuhan, na China, foram obrigados a permanecer em silêncio relativamente aos primeiros surtos de coronavírus.

 

Outbreak: The Virus That Shook The World, que já foi para o ar, endereça as primeiras fases do vírus e da forma como o mesmo se espalhou no seu epicentro.

O documentário mostra alguns profissionais de saúde a depararem-se com alguns dos primeiros casos do vírus e estes momentos foram filmados de forma secreta por um jornalista. No vídeo, os médicos dizem de que nunca houve dúvidas do quão perigoso o vírus era mas que eles foram obrigados a manter o silêncio relativamente a isso.

Um dos médicos, com a cara desfocada, disse: “Todos nós sentimos que não devia haver nenhuma dúvida acerca da transmissão de humanos para humanos”.

Outro médico enalteceu: “Na verdade, no final de dezembro ou no início de janeiro de 2020, o parente de alguém que eu conhecia morreu devido a este vírus. Muitos dos que viviam com esse parente ficaram infetados, incluindo pessoas que eu conheço”.

Depois de Wuhan ter declarado o confinamento, os especialistas também disseram que o governo chinês quis esconder detalhes desde o início dos surtos: “Nós sabíamos que isto se transmitia de humanos para humanos. Mas nas reuniões nos hospitais, diziam-nos para não falar. Os líderes de cada região disseram aos hospitais par não dizer a verdade”.

Eles disseram que as autoridades sabiam que as celebrações de ano novo em janeiro iam “acelerar o contágio do vírus”.

Duas semanas após o surto ter começado, a potencial transmissão de humanos para humanos ainda não havia sido partilhada publicamente e os médicos no documentário afirmam que a China podia ter avisado os outros países mais cedo.

O documentário também mostra que apesar de o vírus se ter começado a espalhar entre o dia 5 e 17 de janeiro, nenhum caso novo foi oficialmente reportado na China durante esse período de 12 dias.

O que dizer?