Meteorito entra na atmosfera terrestre e faz um estrondo

 

O mês de dezembro deste ano não podia terminar sem surpresas e os habitantes dos Estados Unidos ficaram alarmados quando ouviram o forte estrondo causado por um meteorito.

Ainda que a NASA conte com detetores de meteoritos, existem alguns que são muito pequenos para ser detetados por estas ferramentas mas grandes o suficiente para ser observados em pleno dia, bem como para provocar grandes sustos.

Esta rocha espacial de 91 centímetros e um peso aproximado de 816 quilogramas entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 90,123 quilómetros por hora. Teoricamente, trata-se de um meteoroide e quando estava a uma altura de 35 quilómetros do solo, partiu-se em diversas partes.

De acordo com o especialista Bill Cooke da NASA, ao destroçar-se, causou um forte impacto supersónico com uma potência calculada de 66 toneladas de dinamite. A onda sónica ouviu-se em diversos lugares de Nova Iorque, pelo que os serviços de emergências receberam diversas chamadas de pessoas a perguntar o que se tinha passado.

 

Parece que pessoas de Maryland, Washington DC, Virgina, Pennsylvania e Michigan também conseguiram ouvir este estrondo. O meteorito entrou na atmosfera sobre a cidade de Siracusa, em Nova Iorque, e cerca de 181 pessoas observaram a irradiação de luz que resultou da explosão aérea.

Uma das pessoas que por sorte conseguiu gravar esta rocha especial foi Bekka Gunner, que estava a passear perto do condado Niagara, a norte de Nova Iorque.

Ela estava a gravar os cisnes de um lago quando a sua câmara captou a luz do meteoroide a cair sendo que, obviamente, ela colocou o vídeo nas redes sociais logo de seguida:

O que dizer?