Momento incrível em que um bando de estorninhos voam sobre um lago em formato de um pássaro gigante

 

Imagens deslumbrantes mostram um bando de estorninhos no formato de uma ave gigante, enquanto voam em formação sobre um lago na Irlanda.

Tiradas no dia 2 de Março pelo fotógrafo James Crombie, as fotografias mostram um bando perfeitamente sincronizado de aves a voar sobre o Lough Ennell, Westmeath, perto da cidade de Mullingar.

O fotógrafo viajou para Lough Ennell cerca de 50 vezes, à procura do local perfeito para tirar fotos das aves.

Crombie, que foi recentemente nomeado fotógrafo de imprensa do ano pela Press Photographers Association of Ireland, disse ao The Irish Times:

“Normalmente sou fotógrafo desportivo, por isso durante um bocado tive algum tempo para pensar noutras coisas”.

” Consegui ver que eles estavam a fazer formas. Continuei a regressar, para ter a imagem que tinha na cabeça”.

Crombie levou meses a obter as imagens que queria, dizendo que tirou cerca de 400 a 500 fotografias até encontrar as imagens perfeitas.

 

Disse: “Um amigo meu, Colin Hogg, vive perto do lago, e ele disse-me no ano passado que os estorninhos dariam uma grande fotografia.”

“Eles aninham nos canaviais à volta do lago, e movem-se a cada quatro ou cinco dias, em direcção ao pôr-do-sol, e quando se movem, fazem formas”.

As imagens mostram os estorninhos a deslizar e a mergulhar em uníssono, num processo chamado ‘murmuração’.

Também conhecido como comportamento de enxame, isto ocorre quando centenas ou milhares de animais ou entidades se movimentam em conjunto como um só.

Os estorninhos agrupam-se como uma forma de proteção contra predadores, e também para se manterem quentes e comunicarem.

Infelizmente, as criaturas estão na lista das aves de maior risco no Reino Unido, com a população de estorninhos a diminuir em mais de 80 por cento nos últimos anos.