Mulher sangra dos olhos e do nariz sempre que menstrua

 

Um relato publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ) identificou um caso muito incomum: uma paciente indiana, de 25 anos de idade, que tem sangramento nos olhos e no nariz sempre que menstrua.

Os médicos disseram que a rara condição é conhecida como hemolacria e causa lacerações parcialmente compostas por sangue. As causas comuns de hemolacria incluem inflamação, trauma, lesões, distúrbios vasculares e hipertensão. As lágrimas podem parecer inteiramente feitas de sangue, mas na maioria dos casos são lágrimas normais tingidas com uma pequena quantidade de sangue.

A mulher foi a um hospital na Índia com a condição duas vezes no espaço de dois meses e em ambas as consultas, a paciente estava menstruada.

 

Os especialistas disseram que é provável que as lágrimas tenham sido causadas por duas doenças, hemolacria ou menstruação vicária, que é um sangramento cíclico fora do útero.

A menstruação vicária pode causar sangramento em várias áreas do corpo, incluindo intestinos, orelhas, nariz, pulmões e mamilos, bem como a pele.

“Este é um caso clínico raro e incomum. Mais investigações seriam necessárias para entender exatamente o que causou as lágrimas de sangue da mulher e para determinar como tal condição poderia ser tratada de forma eficaz a longo prazo”, escreveram os autores do estudo na publicação.

A hemolacria também pode atingir homens. Um paciente de 52 anos foi estudado por médicos após apresentar uma condição similar em Itália.