Facebook Twitter Instagram
    LOLES.PT
    LOLES.PT
     

    Mulheres enchem as ruas com picaretas e pás em manifestação pela igualdade de género na construção civil em Portugal

    9 de Março, 2023 Humor/Ficção/Sátira

    A manifestação das mulheres que lutam pelo direito de trabalharem nas obras foi um verdadeiro espetáculo. Nunca antes visto em Portugal, as mulheres vestidas com coletes amarelos e capacetes na cabeça, marchavam pelas ruas da cidade, brandindo picaretas e pás com a determinação de quem não tem medo de sujar as mãos.

     

    A sua reivindicação é simples: querem ser livres para escolher a sua profissão, mesmo que isso signifique trabalhar na construção civil. E porquê não? As mulheres são capazes de fazer tudo o que os homens fazem, ou até melhor, como provam as cozinheiras e empregadas de limpeza que trabalham em muitos estaleiros de obras por todo o país.

    Mas a sociedade portuguesa ainda é conservadora e machista, e muitos homens ainda pensam que as mulheres devem ficar em casa a cozinhar e a criar filhos. A manifestação de hoje é uma resposta a esses preconceitos e uma afirmação da igualdade de género.

     

    O problema é que as mulheres manifestantes não parecem estar a ser levadas a sério. Muitos homens que passavam na rua olhavam-nas com um sorriso irónico, como se aquilo fosse uma brincadeira. Outros ignoravam-nas completamente, ou ainda as apupavam e insultavam.

    Mas as mulheres não se deixaram intimidar. Avançaram com determinação, cantando e gritando palavras de ordem. “Somos mulheres, somos fortes, podemos fazer tudo, inclusive construir pontes e prédios!”, gritavam em uníssono.

    Ao chegar ao Ministério do Trabalho, as mulheres foram recebidas por um funcionário que lhes disse que o seu pedido seria analisado com toda a atenção. Mas a resposta não pareceu satisfazer as manifestantes, que começaram a atirar tijolos e telhas para o ar.

    A manifestação terminou com algumas detenções e muitas críticas na imprensa. Os jornais apontaram a violência das mulheres como uma prova de que elas não estão preparadas para trabalhar na construção civil. Mas as manifestantes não desanimam. Prometem voltar em breve, com mais força e mais determinação. E quem sabe, um dia, a construção civil será um setor de trabalho tão aberto às mulheres como qualquer outro.

    Nota: Artigo fictício/satírico/humorístico. A informação aqui veiculada não corresponde à realidade, é meramente ficcional.
    VÊ TAMBÉM
    • Almada: Mulher dispara 17 tiros contra o marido, mas milagrosamente nenhum acertou
    • Vizela: Orgia em lar de idosos acaba com 2 mortos
    • Testemunhas de Jeová fazem-se passar por funcionários da EDP para que lhes abram a porta
    • Santo Tirso: Idoso Vê a Sua Reforma Penhorada Por Dívida em Casa de Alterne
    • Braga: Táxista detido por dar 15 voltas à rotunda para cobrar mais ao passageiro
    • Segurança Social vai pagar operações para aumento de pénis
    • Mulheres enchem as ruas com picaretas e pás em manifestação pela igualdade de género na construção civil em Portugal
    • Jovem português perde aposta com os amigos e acaba nas urgências com um extintor no ânus
    • Morre o inventor da cerveja sem álcool e ninguém foi ao seu funeral
    • EXCLUSIVO: Estudo comprova que mulheres com um cu grande são mais inteligentes
    © 2023 LOLES.PT | Política de Privacidade.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.