Novas análises ao sangue capaz de detectar células cancerígenas sem sintomas claros é revolucionária

Um estudo descobriu que umas simples análises de sangue são capazes de detectar múltiplos cancros sem quaisquer sintomas claros, sendo a nova investigação já apelidada de gamechanger no campo médico.

 

O teste Galleri está também a ser aclamado como totalmente revolucionário para o campo crescente da ciência, uma vez que os médicos já deram a notícia aos serviços de saúde para se prepararem para toda uma nova era de rastreio do cancro.

O estudo em questão, denominado The Pathfinder, ofereceu o teste Galleri a uma amostra de mais de 6.600 adultos com mais de 50 anos de idade.

A partir daí, o teste de sangue foi capaz de detectar com sucesso dezenas de novos casos de cancro – muitos dos quais se encontravam numa fase inicial e quase 75% eram formas não rastreadas de forma rotineira.

A Dra. Deb Schrag, uma investigadora sénior do estudo, trabalhou no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque, no qual 6.621 adultos com mais de 50 anos fizeram o teste de sangue Galleri.

Para 6.529 dos voluntários, o teste deu negativo, no entanto, assinalou um potencial cancro em 92 pessoas.

Os testes de seguimento confirmaram tumores sólidos ou cancro do sangue em 35 pessoas – o que correspondeu a 1,4% do grupo de estudo.

Também detectou dois cancros numa mulher que se descobriu ter tumores mamários e endometriais.

O futuro parece rinhoso neste campo.