O canal 37 de todas as televisões, a frequência proibida e as suas teorias da conspiração

 

Agora que o sinal de televisão tradicional é cada vez menos utilizado, é mais difícil para ti reparares que o canal 37 nunca tem qualquer programação associada e que existe apenas estática.

Isto não é por acaso, sendo que é mesmo proibido utilizar este canal. O curioso sobre este caso é que não existe uma proibição oficial, o que obviamente desencadeou uma série de especulações e teorias da conspiração sobre o mesmo…

Em 1959, a Universidade de Illinois solicitou às autoridades norte-americanas que reservassem este canal exclusivamente para uso científico, uma vez que os radioastrónomos trabalhavam na mesma frequência que a ocupada por este canal e embora houvesse estações que o quisessem utilizar, os cientistas temiam que a programação diária interferisse com a investigação que estavam a realizar.

Finalmente, foi decidido reservar este espaço para observatórios de radioastronomia, uma vez que funciona sempre na frequência UHF entre 608 e 614 MHz, e os investigadores estudam frequências entre 410 MHz e 1,4 GHz, vindas do espaço, pelo que mantêm uma monitorização constante de objectos como pulsares ou Quasares.

Embora inicialmente tenham achado piada ao pedido dos cientistas, sob pressão, as autoridades tiveram de concordar e não permitir qualquer outra utilização deste canal.

 

Em primeiro lugar, foram estabelecidas algumas restrições, tais como que as estações de televisão não deveriam estar a menos de 950 quilómetros de um observatório de radioastronomia.

Depois foram proibidos de utilizar o sinal deste canal durante a noite, para dar aos investigadores tempo para trabalharem sem interferências. A pressão dos cientistas continuou, pelo que foi decretada uma proibição por 10 anos. No entanto, isso tem permanecido em vigor desde então.

Atualmente, muitos observatórios operam noutras frequências que podem variar de acordo com cada país, mas a proibição não escrita foi mantida e só permitiu o funcionamento de alguns equipamentos médicos que utilizam esta frequência mas que são de baixa potência. Claro que houve quem afirmasse que, através deste canal, os governos comunicam com extraterrestres, embora os cientistas não o tenham confirmado…

Faziam ideia?