O porquê da maioria dos japoneses tomar banho à noite

 

Quando tomam banho, os japoneses seguem um ritual especifico com vários passos. Em primeiro lugar, tomam um duche rápido para lavar o pó e o suor. Só depois disso é que entram na banheira para tomar um banho longo e luxuoso. Muitas vezes põe chá verde e outras ervas na água para relaxaram o corpo e lavarem a pele. Outro cuidado que têm é regular cuidadosamente a temperatura da água para que o banho seja confortável, nunca excedendo os 40 graus centígrados, uma vez que água muito quente pode deixar a pele seca.

 

Tanto no Japão, como em muitos sítios no resto do mundo, os duches matinais só se tornaram uma possibilidade recentemente. No século XIX não havia água quente, aquecimento ou canalização nas casas do Japão. Assim sendo, para tomar um banho de água quente era preciso aquecê-la numa panela primeiro, tornando o processo de tomar banho mais longo. Atualmente, mesmo com canalização e água quente, o hábito de tomar banho à noite persistiu.

Os japoneses são verdadeiros “workaholics”. Cerca de 4 milhões e meio das pessoas com um trabalho a tempo inteiro têm um segundo emprego, acrescentando em média 6 a 14 horas de trabalho semanais. Para além disso, a pontualidade no Japão é muito importante. Assim sendo, durante a manhã cada minuto é precioso.

Como o Japão é muito húmido no verão e muitos cidadãos andam de transportes públicos, é impossível irem dormir confortáveis sem tomar banho. Por outro lado, no inverno está muito frio e sabe bem tomar um banho à noite para aquecer o corpo.