O valor das multas por excesso de velocidade na Finlândia varia de acordo com o salário de cada pessoa

 

Receber uma multa por excesso de velocidade já é suficientemente mau, mas na Finlândia pode atingir ainda mais a tua conta bancária.

Acontece que por lá, as multas por excesso de velocidade, bem como outras multas de trânsito ou multas por furto em lojas e violação das leis de troca de títulos são avaliadas com base no teu vencimento.

 

Para aqueles que tentam perceber como funciona o sistema finlandês, é relatado que é bastante simples. O sistema estima a quantidade de dinheiro gasto por um finlandês num dia e depois divide esse dinheiro por dois para chegar a uma quantidade “razoável” de dinheiro gasto para privar o infrator de o fazer. Após isso, o sistema define por quantos “dias” a pessoa será punida, conforme a gravidade do delito.

Os condutores mais imprudentes pagam entre 30 e 50 euros por dia, para um total de cerca de 400 ou 500 euros. O multiplicador máximo da Finlândia é de 120 dias, mas não há limite para as multas propriamente ditas.

A multa é considerada como uma proporção constante do rendimento, quer ganhes 80 mil euros por ano ou 800 mil euros, pelo que pode ser muito dependente do excesso de velocidade.

Fazias ideia?