“Ondas quadradas”: o fenómeno que está a manter as pessoas afastadas do mar

 

É certo que com a chegada do calor e do bom tempo as pessoas começam a ir à praia, particularmente em Portugal, onde em maio já temos tido fins de semana com as praias cheias de gente. Mas fica já aqui o aviso que se por ventura vires “ondas quadradas”, deves sair imediatamente da água.

Porquê? Bem, apesar deste fenómeno aquático parecer engraçado, é na verdade muito perigoso. Também conhecido como cross seas, o padrão das ondas ocorre quando duas condições meteorológicas distintas colidem enquanto se movem em direcções diferentes.

Assim, se fores apanhado no meio destas ondas cruzadas, poderás encontrar dois conjuntos de ondas a “esmagar-te” simultaneamente.

E se pensam que estas ondas fossem poucas e incomuns, um estudo descobriu que este estado do mar em particular é na realidade bastante comum.

 

E vários utilizadores no Reddit falaram sobre estas descobertas, com uma pessoa a escrever:

“Eu costumava estar na equipa de surf no liceu e passava muito tempo no oceano e estas ondas não eram, na verdade, muito raras. Era algo bastante comum”.

Outra pessoa disse:

“Fiquei bastante entusiasmado na primeira vez que as vi enquanto navegava na costa. Depois, durante os três anos seguintes, apercebi-me de como eram comuns. São apenas dois padrões de ondas diferentes no mesmo local. Acontece muito”.

Já te deparaste com estas ondas cruzadas?