Overture: o jato supersónico que te poderá levar a qualquer parte do mundo em 4 horas

 

Em 2003, o jato supersónico Aérospatiale-BAC Concorde fez o seu último voo comercial. Quase duas décadas após esse evento, o sonho de um voo de alta velocidade e acessível começa a ganhar asas de novo.

A reforma do Concorde deveu-se principalmente ao facto de ser muito caro manter o seu funcionamento (é por isso que os seus voos eram caros). Mais do que isso, o mesmo também apresentava um impacto ambiental negativo. Acreditava-se que os voos supersónicos levariam muito tempo a regressar, mas o plano da companhia Boom Supersonic é que o seu novo jato faça os seus primeiros voos o mais tardar em 2026.

O jato Overture é uma embarcação de velocidade Mach 2.2 que terá uma capacidade máxima de 88 passageiros e poderá efetuar voos comerciais em mais de 500 rotas transoceânicas.

Não só prometem reduzir muito o tempo de voo, mas também o fundador e CEO da Boom Superconic, Blake Scholl, garante que a Overture terá os preços mais baixos alguma vez oferecidos neste tipo de aviões.

Para nos dar uma ideia do que querem alcançar, tomemos o exemplo de um voo de Nova Iorque para Londres. Atualmente, um voo regular demora cerca de 7 horas e 50 minutos num avião de quase todas as companhias aéreas.

O objectivo de Scholl é que o seu jato supersónico faça essa mesma viagem em apenas três horas e 15 minutos.

 

Para além de reduzirem o tempo de voo, querem baixar os preços. Por exemplo, um bilhete no antigo avião Concorde poderia custar hoje até 20.000 dólares. Entretanto, a proposta da Boom Supersonic é de oferecer viagens de 100 dólares.

Uma viagem de 100 dólares a qualquer parte do mundo em menos de quatro horas… soa demasiado bem para ser verdade. Mas essa é a ideia de Scholl. O empresário sabe que até agora é apenas um sonho, mas já estão a trabalhar para o tornar realidade.

A companhia já tem um protótipo, o avião XB1, que fez o seu primeiro voo bem sucedido em outubro de 2020. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que o sonho da era dos jatos aéreos regresse, com melhorias na qualidade e no preço.

Fantástico.