Foi criado um novo drone de combate que pode atingir velocidades de mais de 2,414 Km/h.
O drone é muito maior do que os que já deves ter visto a flutuar no jardim e parece uma pequena nave espacial.
Criado pela Kelley Aerospace, o drone supersónico é composto por fibra de carbono e é não tripulado; pode exceder a velocidade do som, atingindo Mach 2.1.
Denominado “Arrow” (flecha), a empresa já recebeu mais de 100 pré-encomendas do veículo aéreo de combate (UCAV), apesar de ter um preço entre 7 e 13 milhões de euros, algo que é considerado um “preço relativamente baixo”.
Não só o drone é extremamente rápido, como é construído para múltiplas funções de combate ou reconhecimento e “é concebido para uma reduzida secção transversal de radar e assinatura de infravermelhos”, explicou a empresa. “A fibra de carbono e o desenho monocromático conferem ao Arrow uma força e rigidez excecionais”, acrescentaram, no que foi reportado pelo MailOnline.
Concebido no Seletar Aerospace Park de Singapura, a Kelley Aerospace declarou que uma versão tripulada do Arrow será capaz de controlar múltiplas versões não tripuladas da UCAV “cada uma com uma missão, equipamento [e] conjunto de armas diferentes”. Isto pode ser controlado autonomamente, bem como por dois controladores de estações terrestres.
Para além das missões aéreas, a empresa disse que o Arrow pode ser destacado para tarefas de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento.
Segundo o Flight Global, a Kelley Aerospace afirmou: “O Arrow foi concebido para complementar as aeronaves tripuladas e ser um multiplicador de forças no campo de batalha aéreo”.
O drone é capaz de voar quase 5,000 km, com um peso máximo de descolagem de 16,800 kg, e ainda atingir velocidades de Mach 2.1.
O chefe executivo da Kelley Aerospace, Ian Lim, disse:
“Os drones são conhecidos pela sua persistência… [mas] nunca são conhecidos pela sua velocidade. Assim, com o UAV supersónico Arrow, vão ultrapassar as questões da velocidade e do alcance.”
O Arrow demorou a ser construído pela Kelley Aerospace, depois do seu primeiro protótipo ter sido testado em 2014.