Raia que se pensava dar gargalhadas quando lhe faziam cócegas, afinal estava a sufocar

 

Ben Williamson, o diretor de programas da organização sem fins lucrativos World Animal Protection nos EUA, disse que a criatura no vídeo não estava a sorrir por ter cócegas:

@mafishguy

Nothing to see here….just #tickling a #fish and making him #laugh

♬ original sound – Fishing Guy

“Esta raia está claramente a sufocar até à morte. A literatura científica é bastante clara. Como todos os peixes, as raias têm a capacidade de sentir dor. Anatomicamente, fisiologicamente e biologicamente, o sistema de dor nos peixes é praticamente o mesmo que o das aves e dos mamíferos.”

 

As raias respiram através de das guelras, que estão na parte inferior do corpo da criatura, segundo a Diversidade Animal, um recurso do Museu de Zoologia da Universidade de Michigan. As guelras da raia no vídeo estão abaixo da boca, e o que pode parecer os olhos da raia são na realidade as suas narinas.

Usando as guelras, as raias recolhem o oxigénio da água. Sem água, uma raia sufocará dependendo de um conjunto de fatores como o tempo que estão fora da água, a idade da raia, a condição corporal, e o stress a que estão sujeitas.

Williamson acrescentou:

“Como todos os animais selvagens, as raias devem ser deixadas sozinhas para viverem as suas vidas em paz, livres de interferências humanas e de passatempos prejudiciais, tais como a pesca desportiva.”