Sem-abrigo espanta o mundo ao mostrar a forma organizada como vive debaixo de uma ponte

 

Quando as nossas mães nos costumavam dizer que se não estudássemos, podíamos acabar por ir viver na rua, nunca imaginaram que existissem realmente sem-abrigos que fossem mais organizados do que muitas pessoas.

Uma imagem que mostra toda a limpeza e arrumação de uma pessoa sem abrigo tornou-se viral nas redes sociais, e deu-nos o exemplo de que a falta de recursos é apenas uma circunstância e que não define as pessoas.

A fotografia foi tirada na cidade de Aguascalientes, no México, e mostra um espaço bastante arrumado debaixo de uma ponte. Pode-se ver na fotografia um colchão deitado no chão, mas com cobertores e almofadas bem dispostos, algumas barras de madeira numa palete e um grande pedaço de madeira como cabeceira da cama.

Pode-se até ver que esta “sala” tem o seu tapete e alguns materiais de limpeza como trapos e uma vassoura. Assim, a pessoa que vive debaixo desta ponte não é a clássica e estereotipada pessoa sem-abrigo que dorme entre os jornais.

 

A imagem foi partilhada no Facebook com a descrição “Como a minha avó costumava dizer: uma coisa é ser pobre e outra bem diferente é ser um porco. Este é o quarto de dormir de um sem-abrigo em Aguascalientes”, e tem agora mais de 34.000 reacções, já foi partilhada mais de 10.000 vezes e tem mais de 1.400 comentários.

A maioria dos comentários aplaudiu este sem-abrigo desconhecido por mostrar uma limpeza que muitos de nós não temos. Também reconheceram que manter o seu espaço arrumado é um sinal de que ele tem uma boa atitude em relação à sua situação.

Saber manter a ordem numa situação tão dura é louvável.