Serviços de inteligência da Ucrânia acreditam que Putin está a planear um ataque terrorista em Chernobyl

 

Vladimir Putin está a preparar um “ataque terrorista à central nuclear de Chernobyl”, de acordo com o que reportaram os serviços de inteligência da Ucrânia.

A conta de Twitter dos serviços publicou:

“Putin está a preparar um ataque terrorista contra a central nuclear de Chernobyl. A central nuclear de Chernobyl controlada pela Rússia planeia criar uma catástrofe provocada pelo homem, pela qual os ocupantes tentarão passar a responsabilidade para a Ucrânia”.

Uma declaração foi também publicada na página oficial do governo do país no Facebook, onde têm sido partilhadas actualizações regulares desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no final do mês passado.

O país já tinha avisado anteriormente para o perigo de uma fuga de radiação depois da electricidade ter sido cortada à central durante os combates entre as suas tropas e as forças russas que ocupavam a central, mas, de acordo com a Reuters, não houve “nenhum impacto crítico na segurança”.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Dmytro Kuleba também disse que os geradores a diesel de reserva podiam alimentar a central por apenas 48 horas.

A pergunta que se faz é: quando é que isto acaba?