Tartaruga rara conhecida pelo seu sorriso permanente é salva de ser extinta

 

Uma espécie rara de tartaruga, conhecida por ter um ‘sorriso permanente’, foi recentemente salva da extinção através de esforços de conservação em Myanmar.

Segundo um artigo recente do New York Times, a tartaruga de telhado birmanesa foi considerada extinta pelos zoólogos há duas décadas. Estes animais prosperavam predominantemente no rio Irrawaddy, que fica ao sul da cidade de Yangon, no sudeste asiático. No entanto, sua população enfrentou desafios significativos graças à captura por parte dos humanos e à colheita excessiva de seus ovos.

Burmese Roofed Turtle

The Burmese roofed turtle, and its permanent smile, was brought back from near extinction. “If we didn’t intervene when we did," Steven G. Platt of WCS Myanmar tells The New York Times, "this turtle would have just been gone.” https://nyti.ms/3gPvIeQ

Publicado por Wildlife Conservation Society em Quinta-feira, 3 de setembro de 2020

No entanto, em 2001, um espécime vivo da tartaruga de telhado birmanesa apareceu à venda num mercado de animais em Hong Kong. A criatura foi comprada por um colecionador americano, que ainda a possui até hoje.

 

Como resultado dessa notícia, um biólogo da University of Western Australia inspecionou o rio Chindwin, onde uma expedição americana já tinha recolhido algumas das tartarugas na década de 1930, e não demorou muito até que que o Dr. Gerald Kuchling conseguisse redescobrir algumas e trazê-las de volta.

The Turtle With The Permanent SmileIn Myanmar, we are witnessing historic conservation success for a smiling turtle…

Publicado por Turtle Survival Alliance em Domingo, 13 de setembro de 2020

Agora, graças a um esforço colaborativo de uma década para a reprodução das tartarugas, entre a Turtle Survival Alliance, a Wildlife Conservation Society e o Departamento de Florestas de Mianmar, a população de tartarugas em cativeiro aumentou para quase 1.000.

Para além disso, alguns répteis já foram libertados de novo no seu habitat natural, com a esperança de um ressurgimento.