Treinador do circo foi morto por um urso depois de se esquecer de tirar a máscara

 

Um treinador de circo foi atacado até à morte por um urso depois de se esquecer de tirar a máscara facial antes de entrar na jaula do animal.

O urso treinado não reconheceu Valentin Bulich, de 28 anos, e atacou-o quando ele entrou na sua jaula, segundo uma fonte do Great Moscow State Circus.

Durante o ataque brutal, a criatura gigante, chamada Yasha, rasgou o couro cabeludo e atacou Valentin com as suas garras.

Outros trabalhadores do circo conseguiram arrastar o corpo espancado do rapaz para fora da jaula do urso, mas ele morreu pouco tempo depois no hospital devido aos seus ferimentos graves.

Tinha sido declarado que Bulich – que sempre sonhou em ser um domador de ursos – tinha ido para a jaula para aperfeiçoar ainda mais as suas capacidades, mas desde então descobriu-se que tinha entrado apenas para fazer uma limpeza de rotina.

Ele trancou a porta por dentro, como fazia normalmente para o urso não escapar, mas isso só serviu para o trancar lá dentro quando o urso o atacou.

 

A fonte do circo disse ao BAZA Media: “O Valentine entrou sozinho, o urso conhecia-o bem.”

“O que aconteceu? Ele esqueceu-se de tirar a máscara.”

“Ele entrou na jaula com a máscara e o urso não o reconheceu.”

“Ele virou-se de costas para o urso e o urso atacou-o imediatamente.”

Desde a morte do treinador, está a decorrer uma investigação sobre o incidente e sobre as circunstâncias e medidas de segurança que o rodeiam.

A fonte confirmou que entrar na jaula sozinho é uma violação das normas de segurança mas que isso é o normal no circo.

O urso era conhecido dentro e fora do circo por fazer vários truques, alguns que incluíam até que se aproximasse de humanos.

Irina Novozhilova, do grupo VITA de direitos dos animais, disse: “Nenhumas condições dentro de um circo são humanas por um simples motivo. Treinar os animais anda de mãos dadas com a crueldade. Os circos são sempre cruéis para além dos limites, e os circos com animais devem ser proibidos”.